terça-feira, 28 de julho de 2015



O serviço de aluguel de casas e quartos para turistas, sucesso mundial, se populariza entre os brasileiros. Saiba como funciona e aproveite suas férias para economizar na estada.

AIRBNB
www.airbnb.com.br

O famoso serviço de reservas de casas de locais reúne mais de 1 milhão de acomodações, de mansões inteiras a quartinhos humildes. O visual clean dá destaque às fotos do lugar e às avaliações do locador. Para fechar o negócio, é preciso criar um perfil de usuário, já que as negociações são monitoradas pelo site.
O pagamento do hóspede é só em cartão de crédito internacional. O locador escolhe como receber.



WIMDU
www.wimdu.com.br

O site funciona da mesma maneira que o AIRBNB. A diferença é que o pagamento do hóspede pode ser feito também por Pay Pal. O call center é em inglês.

**Tanto o AIRBNB e o WIMDU intermediam todo o trâmite financeiro, o que costuma ser mais seguro. Para alugar um quarto ou um imóvel, o turista marca a cidade, a data da viagem e pode fazer filtros por bairros e faixa de preço. Fica a critério de cada um oferecer benefícios como ar condicionado, wi-fi, cofre, permissão para andar nu, levar o cachorro...A lista é grande. Ele mesmo decide um valor que acha justo para a oferta e repassa ao site (que cobra cerca de 10% a mais do locatário. Esse valor fica para a empresa). Em geral, paga-se com cartão de crédito internacional . O repasse para o locador é feito 24 horas depois do check-in. Em alguns casos, quando o proprietário do imóvel está ausente, os funcionários dos sites se responsabilizam pela entrega das chaves.

 

HOMEAWAY
www.homeaway.com

O site é um mural de anúncios. Funciona como um classificado virtual. O pagamento é direto com o locatário, sem intermediação do site. Indicado pela revista Forbes como uma das empresas mais confiáveis do segmento. Há mais de 1 milhão de opções de estadia para você e não cobram taxa de reserva.




ALUGUE TEMPORADA
www.aluguetemporada.com.br

Também funciona como um classificado de casas. Faz parte do grupo HOMEAWAY com versão em português. Há mais de 1 milhão de ofertas em 190 países. Acomodações em todos os estados brasileiros. Você faz uma negociação direta com o proprietário.
Se ainda não sabe para onde ir, o site te dá várias dicas de destinos tops - imóveis com as melhores vistas, melhores lareiras, melhores praias e preços incríveis. Confira a localização e os comentários de quem já se hospedou para tomar uma decisão.

 


COMO SE DAR BEM

> Filtre sua busca
Saiba bem o que você quer para começar a pesquisa. O Airbnb tem um sistema de busca por bairros em grandes cidades, como "boa gastronomia", "vida noturna" e, no caso de Buenos Aires, a categoria "os mais adorados pelos portenhos".

> Tenha idéia dos preços
Alugar um imóvel ou um quarto é ainda mais negócio onde os hotéis são mais caros.

> Desconfie das fotos
Alguns sites indicam gratuitamente um fotógrafo profissional para quem está anunciando. Lembre-se, contudo, de que imagens não trazem o barulho do vizinho, o cheiro do ralo e as manchas dos lençóis.

> Leia as avaliações
As avaliações dos hóspedes não podem ser editadas ou apagadas, e os portais têm filtros que legitimam as resenhas. Mas não confie em depoimentos genéricos.

>Oferta nova é mais barata
Quem está alugando um imóvel pela primeira vez costuma colocar um preço mais baixo exatamente pela ausência de avaliações anteriores. Quem quiser arriscar pode alugar bons lugares por uma barbada. Depois das avaliações positivas, o anfitrião costuma subir o preço.

> Converse com o anfitrião
Os sites sugerem que os turistas tirem suas dúvidas com os donos dos imóveis. É uma forma de sacar se vão te receber bem.

> De olho nas taxas
Confira as taxas extras: Airbnb e Wimdu cobram uma pequena comissão em cima do preço anunciado no site. Há locadores que cobram taxas de limpeza.

> Espie pelo Google Street View
Use e abuse da ferramenta. Faça um tour pela vizinhança, veja se as ruas têm iluminação, se há comércio próximo, se o caminho até o metrô parece seguro ou se não há nenhuma grande obra por ali.

O que fazer quando nem tudo dá certo

Confirmei a hospedagem, mas acabei desistindo de viajar.
A maioria dos locadores cobra uma pequena taxa de cancelamento do interessado, mas isso é uma decisão de cada anfitrião.

Meu voo atrasou, e não vou chegar no horário combinado.
Se o seu contato com o locador for direto, você pode ligar ou escrever diretamente para ele. Nos demais casos, ligue para a empresa responsável pelo aluguel.

O anfitrião cancelou minha reserva.
O Wimdu e Airbnb exigem que cada locador eleja sua política de cancelamento. Antes de fechar o aluguel, verifique o procedimento no perfil de seu anfitrião. Em geral, quem quer ter o direito de cancelar em cima da hora cobra mais barato. Se tiver dúvidas, peça por escrito as condições de cancelamento do seu locador.









0 comentários :

Postar um comentário