terça-feira, 7 de junho de 2016

"Onde meus talentos e minhas paixões encontram as necessidades do mundo, lá está o meu caminho, o meu lugar". 
  

Pegando um táxi
Getting a taxi/cab
“guérin a téksi/kéb”
Free (Livre) “fri”
Busy (Ocupado) “bízí”
Curiosidade: Em New York, você identifica se o táxi está com passageiros se as letras em cima do táxi estão apagadas. E se as letras estiverem acesas, significa que o táxi está disponível para você.

Os táxis amarelos em New York aceitam dinheiro e cartão de crédito. Quando você passa o cartão, eles recomendam que você pague 20% de gorjeta, mas você pode digitar a quantia que quiser. Segundo um Nova-iorquino, 15% é o suficiente. 

Os táxis verdes também circulam em New York desde 2013, mas esses não pegam passageiros na maior parte de Manhattan. Eles te levam até lá, mas não estão por lá para pegar você. 
Taxi driver (Motorista de táxi/taxista) “téksí draivãr”
Is this taxi free? (O táxi está livre?) “iz des téksi fri”?
Can you take me to Wall Street? (Você pode me levar até o Wall Street?) “keníu teik me tu UOL strit?”
Can you take me to + (local do destino)? (Você pode me levar para + (local)?) keníu teik me tu….?”
How much is the ride to Wall Street? (Quanto que é a corrida até o Wall Street?) “rao mãtch iz dã wraid tu uol strit?”
How long is the ride from here? (Quanto tempo leva a corrida partindo daqui?) “rao lon iz dã wraid from rir?”
Let me help with your luggage. (Deixe-me ajudar com a sua mala) “lét mi rélp uith iór lãguejhi”
Let me put your luggage in the trunk. (Colocarei sua mala no porta-malas) “lét me put iór lãguejhi in dã trãnk”
Do you know any shortcuts from here? (Você conhece algum atalho aqui?) "du iu nou ení xortkãts from rir?"
Is the traffic heavy at this time? (O trânsito é ruim neste horário?) "is dã tréfik réví ét dãs taim?"
Can you wait here, please? (Você pode esperar aqui, por favor?) "keniu ueit rir, pliz?"
Can you stop here, please? (Você pode parar aqui, por favor?) "keniu stóp rir, pliz?"
I will get your luggage (Eu pego a sua mala) "ai uiu guét iór lãguejh"
I’ll get your luggage (Eu pego a sua mala) "ail guét iór lãguejh" 
I will = I'll (contração de I will: indica uma ação no futuro)
Here you are! (Aqui está) "rir iu ar"
(**Esta frase é usada quando você entrega algo para alguém ou faz um favor a ele/ela).
Para agradecer, basta escolher uma dessas expressões:
Thank you (Obrigado (a) "thenkiu"
Thanks (Valeu) "thenks"
Thanks a lot (Muito obrigado (a)) "thenks a lót"
Thank you very much (Muito obrigado (a)) "thenkiu vérí mãtch"
Assista:
How much is the ride? (Quanto é a corrida?) "rao mãtch is dã wraid?"
$30 dollars (Trinta dólares) "thãrtí dólars"
$30 bucks (Trinta dólares) "thãrtí bãks"
It’s $30 bucks (São trinta dólares) "its thãrtí bãks"
Do you have change for $50? (Você tem trocado para cinquenta dólares?) "du iu rév tchenjhi fór fiftí '(dólars)?"
Keep the change? (Fique com o troco) "kip dã tchenjh"
Taxi driver diz: Call me if you need a taxi, OK? (Me ligue se precisar de um táxi, OK? "kólmi if iu nid a téksi, oukei?"
I can pick you up at the hotel. (Eu posso te pegar no hotel) "ai ken pik iu ãp ét dã routél"
Você responde: Ok. I will. Thank you again. (Tudo bem. Eu ligarei. Obrigado)
"oukei. ai uiu. thenkiu aguen"
Para se despedir:
Taxi driver: Have a nice stay (Tenha uma boa estadia) "rév a nais istei"
Have a nice day  (Tenha um bom dia) "rév a nais dei"
Have a good day  (Tenha um bom dia) "rév a gud dei"
Bye-bye (tchau tchau) "bai-bai"


0 comentários :

Postar um comentário