sábado, 6 de outubro de 2018








Hey there!

Hoje eu gostaria de abordar em que contextos costumamos usar questões negativas – Negative Questions.

Fazemos questões na afirmativa quando queremos saber algo novo ou buscar uma nova informação.

Exemplo: Do you have a dog?
Ou seja, quando fazemos este tipo de pergunta entende-se que você tem curiosidade de saber se essa pessoa tem ou não um cachorro.
É uma Yes/No question, sendo assim, você espera que a resposta seja sim ou não.
Yes, I do. Ou No, I don’t.

Mas se eu pergunto: Don’t you have a dog?

Então entende-se que eu procuro por uma confirmação do que eu penso que já sei. Você espera que a pessoa confirme uma informação que você pensa que tem conhecimento.

Mas a resposta a ser dada é tão simples como a primeira.

Se a pessoa tiver um cachorro, ela dirá: Yes, I do. I have a Golden retriever.
Eu adicionei mais informação na minha resposta para que eu seja bem entendida e é o que eu sugiro a você fazer quando for responder uma negative question.

Se a pessoa não tiver um cachorro, então ela poderá dizer:
No, I don’t. I’m allergic to dogs.

Outro exemplo:
Are you married? 
Yes, I am. /iesaiem/
No, I’m not.

Aren’t you married?
Yes, I am married to John.
No, I’m still single.

Does she have kids?
Yes, she does.
No, she doesn’t.
Doesn’t she have kids?
Yes, she has two little girls. 
No, she has only a nephew.

Também usamos Negative Questions para expressar SURPRESA – quando supomos algo, mas uma coisa diferente acontece ou é.

Por exemplo:
Hey Ana, Let’s eat pizza!
Sorry, Tati, but I don’t like pizza.
Don’t you like pizza? (aqui eu fiquei surpresa em saber que ela não gosta de pizza, então eu fiz uma pergunta na negativa porque realmente não esperava ouvir isso dela).

Outro exemplo:
My boss asked me to wear a nice suit for tomorrow’s meeting. How do I look?
Aren’t you going to wear the tie you bought?

Eu sei que ele comprou a gravata só para usar nesta ocasião, então eu esperava vê-lo usando essa gravata, mas ele não estava, por isso que a pergunta negativa indica que eu fiquei surpresa porque eu esperava algo diferente do que ele me apresentou.
Se você perguntasse: Are you going to wear a tie? Estaria perfeitamente bem. Você só está curiosa em saber se ele vai ou não usar uma gravata, mas isso não quer dizer que você está surpresa de não ter visto ele sem uma.

Último exemplo:
Vamos supor que o seu sobrinho de 7 anos fez aniversário e você sabe que ele ama legos. Então você decide comprar pra ele o Lego do Jurassic World com total certeza que ele vai amar. Quando ele abre o presente, você sente que ele está desapontado e você não entende o porquê e fica muito surpresa por não ver um sorriso no rosto dele.

Então, você pode perguntar:
What happened? Don’t you like it?

E aí ele diz: I already have this one.

Você usou uma negative question porque você esperava que algo diferente acontecesse.

Ok, chega de surpresas e vamos abordar outro contexto.

Usamos negative questions para expressar ou sugerir uma ideia e esperamos que a pessoa tenha a mesma opinião ou pelo menos esperamos que ela confirme algo que você já sabe ou pensa.

Exemplos:
Computers are very interesting. Don’t you think?

Isn’t that band great?

Isn’t it expensive?

Don’t you think that dress is too short?
Você acha que o vestido está curto, mas você quer que a pessoa confirme esta ideia também respondendo a sua pergunta na negativa.

Outra coisa que eu digo: Se alguém te fizer uma negative question ao invés de uma questão que poderia ser perfeitamente uma questão regular, você pode considerar esta questão como uma yes/no question e responder da mesma forma que você responderia qualquer pergunta regular.

Are you going out tonight?
Aren’t you going out tonight?

Para a primeira pergunta, eu responderia: Yes, I am. Matt will pick me up at 7.
E para segunda: Yes, I am. Matt will pick me up at 7.
Sem diferença.

E por último, podemos usar negative questions para mostrar a nossa reprovação ou o nosso descontentamento.
Por exemplo: Você vê o seu filho na frente da TV no horário que ele deveria estar fazendo o trabalho de casa dele. Bom, você logicamente não gosta do que vê porque preferia saber que ele estava fazendo os deveres dele, e pergunta:
Why aren’t you doing your homework?
I’ve already done it.
Really? When?
I did it on the bus this afternoon.

Na verdade, negative questions podem ser aplicadas em outros momentos, mas eu acredito que os contextos desse vídeo são os mais comuns, por isso vamos parar por aqui, por enquanto.

Espero que goste desta dica e fique ligado na minha próxima atualização.

Take care guys! Bye!



0 comentários :

Postar um comentário