sexta-feira, 26 de julho de 2019

Eu gostaria muito que esse post fosse repleto de fotos de praias, mas infelizmente tivemos a má sorte de pegar uma semana chuvosa e fria na Bahia. Um fenômeno que raramente acontece no estado, e por isso, fomos premiados.
Segundo um morador, o frio normalmente vem em agosto e sem vento, apenas chuva, mas este ano esfriou mais cedo e com muito vento e chuva. Na verdade, este frio da Bahia só os baianos sentem, pois para os turistas significa clima fresco. Mas tudo foi diferente neste mês de julho de 2019 - com tanto vento, a sensação de temperatura é mais baixa.

Não há muito o que fazer em dias chuvosos em Porto Seguro, mas procuramos nos entreter ao máximo para não ficar toda hora pensando em comer.

Nosso voo chegou às 15:20 no mini aeroporto de Porto Seguro (parece mais uma rodoviária).
Fomos para a praça onde ficam os táxis para esperar pela van da Locadora Foco que nos levou até a loja. Lá alugamos um carro econômico e partimos para a Passarela do Álcool a menos de 3 quilômetros.

Percebemos que ainda estava cedo, pois as barracas ainda estavam sendo montadas. Essa passarela tem um movimento bom de pessoas à noite.

Escolhemos o restaurante Cadillac para comer. Comemos um filé de peixe com purê de batatas e mais uma porção de arroz. Estava tudo muito bom. Mas tenho que dizer que todos os lugares que comemos arroz por lá não tem gosto e nem sal, apenas o feijão tinha tempero.

Entrada: Massa de pizza com queijo e orégano.

Peixe grelhado com purê de batata e queijo.

Porção de arroz.

Os preços dos pratos são relativamente caros, mas dá para negociar.

Passarela do Álcool

Adega linda que encontramos em um dos restaurantes da Passarela do Álcool.

ILHA DOS AQUÁRIOS = FECHADO

Na internet ainda há veiculação deste lugar sendo um dos lugares mais agitados de Porto Seguro, porém o lugar fechou. Segundo o cobrador da balsa, não havia movimento, principalmente depois que uma casa de festas em Arraial abriu.

Como fomos orientados a não caminhar pela cidade, a não ser na passarela, resolvemos pegar a balsa para chegar ao nosso destino final - Arraial d' Ajuda. Há balsas a cada 15 minutos e de madrugada a cada uma hora.

A balsa é um absurdo de caro - de Porto Seguro a Arraial d' Ajuda, pagamos R$ 23,00. Eles contam por passageiro. E de Arraial a Porto Seguro, eles cobraram R$ 18,00 - custo por carro. É caro ou não? Uma travessia que dura no máximo 10 minutos. Enfim...é uma cidade que precisava de mais investimento para o turismo crescer cada dia mais, mas deixa pra lá.

Você tem esta opção ou rodar mais de 1 hora por uma outra estrada que liga Arraial d' Ajuda e Porto Seguro.

Da balsa até a nossa pousada foi rápido. Tudo o que se vê no caminho são pousadas e mais pousadas até você chegar no centro do distrito de Arraial e se deparar com vários comércios. Neste centrinho você encontra de tudo que precisa para passar suas férias por lá. Achei bem conveniente.

Se estiver de carro, encontre um lugar e horário permitido para estacionar e caminhe pelas ruas principais, como Rua Mucugê e Rua Broadway / Bróduei. Não tem como errar. Não é cansativo, tudo é próximo e há muitas coisas para conhecer.

No final da Rua Broadway, você sai na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora d' Ajuda.
Atrás dela, há o famoso Muro de Fitas e o mirante onde você avista o mar de Arraial. Uma bela vista, por sinal.

Há algumas pessoas vendendo estas fitas na frente da igreja. São 10 fitas por R$2,00. Os turistas fazem o seus pedidos e depois amarram elas no muro.

Acredito que esta praça seja um dos lugares mais fotografados do local.

Ao caminhar pela Rua Mucugê, há um beco chamado Beco das Cores. O local é cheio de luzes coloridas, bares e música. Bem descolado, mas não achei que tem melhores opções para comer.

Igreja Matriz Nossa Senhora d' Ajuda.

Casinhas coloridas na praça da Igreja

Atrás das Igreja - Muro de fitas e um Mirante

Muro de Fitas

Beco cheio de cores, bares e música.

Restaurante Boi nos Aires. Não fui, mas achei o nome divertido.

Terima Kasih

Eu não sei se é típico indicar Loja de Decoração em Arraial, mas eu vou ter que sugerir esta visita. Acredito que você não deve ter visto algo tão luxuoso, lindo e diferente na Bahia. Eu me inspirei em muitos objetos da loja feitos com tanta perfeição.
DICA: Os preços estão embaixo dos produtos.

Para ter acesso às praias de Arraial, você passará por estacionamentos privativos - uma chatice.

Se estiver à pé, passe tranquilo. Mas de carro, terá que pagar a taxa cobrada. É bem difícil achar um local para estacionar na rua, mas não é impossível. Então, fica a seu critério. Nós não paramos em nenhum estacionamento, pois o tempo estava muito instável. E não ficaríamos na praia com vento e chuva.

Praia do Mucugê

Praia de Pitinga

Esta praia fica ao lado de Mucugê e é considerada a praia mais bonita do distrito por conta de suas falésias coloridas. A praia e as falésias formam um cenário lindo para as fotos.

Imagine um vento de doer os ouvidos! Pois é, este dia estava assim.

Praia Apaga Fogo

Esta é a Ponta de Apaga fogo com a maré alta.

Com a maré alta, chuva e frio, não tivemos a chance de obter boas fotos das praias. Por isso, volto neste lugar no verão e maré baixa para ter certeza de que o lugar é digno de todas as imagens aéreas que vi na internet.

Restaurantes

Os restaurantes que fomos em Arraial e indicamos são:

1. Café da Santa

Para nós, este foi o melhor de todos, tanto que fomos três vezes. Comemos o nosso pós-treino, almoço e sobremesa no fim de semana. Além de ter um cardápio super interessante e muitos doces incríveis, o ambiente é puro charme, requintado com um jardim no fundo. Também gostamos do atendimento - rápido e eficaz.

2. Vida de Poke

O restaurante está fora do centrinho, mas mesmo assim é muito próximo. Passamos em frente e ficamos surpresos com a Promoção do peixe grelhado - R$ 17,00. O Mateus veio explicar como era o prato e não hesitamos em sentar em uma mesa para experimentar o que eles ofereciam. Não arrependemos nem um tantinho. Um prato deste na beira da praia chega a custar o triplo. Aqui custou apenas R$ 34,00 para 2 pessoas. Você acha que gostamos? Claro que sim! E voltamos mais duas vezes para comer o mesmo prato.

3. Alecrim Dourado

Vocês já devem ter reparado que gostamos de peixes, certo? Pois bem, neste dia este prato era a "promoção do dia". O prato estava bom, mas percebi que o peixe tinha azeite em acesso, contudo saímos satisfeitos. O cardápio apresenta pratos variados, acredito que tem opções para todos os gostos. Ele fica no Rua do Mucugê.

Aproveite para tirar uma foto neste espaço descontraído como lembrança.

4. Manguti

Também localizado na Rua do Mucugê, Manguti é conhecido pelas variedades de nhoques....Yummy!
Nós pedimos peixe grelhado, salada, farofa, feijão, batata sauté e arroz. Estava tudo bom, mas já te disse que o arroz desses restaurantes não tem sabor algum? Então, aproveite o resto! rs

Antes de pedir o prato principal, fiquei curiosa com esta entrada, chamada "Mangutinhos". São pequenos risoles feitos com a massa de nhoque. Pedimos uma porção com 12 unidades com recheio de camarão. Isto deve ser fritura, mas era tão sequinho que nem parecia. UMA DELÍCIA! Custou R$ 36,00 esta porção.

Mangutinhos de Camarão

5. La Plage

Restaurante beira-mar localizado na Praia do Mucugê. Gostoso, mas caro.
O restaurante é amplo, conta com a animação do DJ e os funcionários são atenciosos. Num dia de verão deve ser muito bom ficar por lá, especialmente para ficar esticado nas espreguiçadeiras do estabelecimento. Pra variar, fomos parar neste restaurante para fugir da chuva.

4. Duende do Cacau

Meu amigo e amiga, aqui eu encontrei o paraíso. Eu gosto de chocolate, mas os chocolates artesanais deste local são de outro mundo. Eu comprei chocolate quente, uma barra de chocolate ao leite e um alfajor. Tudo extremamente delicioso.
Comi tudo de uma vez e fiquei com vontade de muito mais.
Há dois "duendes" na loja esperando para ajudar você escolher o melhor chocolate. Se você não é tão fã assim, pelo menos deve conhecer alguém que seja, aproveite e compre de presente, o sortudo ou sortuda vai se encantar.

Voltamos para Porto Seguro já que a chuva não dava trégua. Fizemos os passeios clássicos. Visitamos o Marco de Posse do Descobrimento; Farol de Porto Seguro, Cidade Histórica e as duas igrejas e fomos ao Memorial da Epopeia do Descobrimento.

Não ficamos entusiasmado em conhecer nenhuma praia porque o céu estava cinza.
Depois fomos ao Shopping Blue 22 e almoçamos no restaurante Violeta Gourmet. Lugal bonito e a comida razoável. Gostei da opção de macarrão de abobrinha com almôndegas, mas senti a falta de tempero e a abobrinha estava um pouco durinha para o meu gosto.

Prato do Mario. Ele aprovou.

Bonito, mas faltou sabor.

Depois seguimos para a loja Frutos de Goiás. Eles vendem açaí, sorvetes e também servem pratos de sobremesas que só de olhar a gente engorda...rs
Mas quer saber, é tudo muito bom. Nós tínhamos provado o açaí da franquia em Porto de Galinhas. Quase todos os dias estávamos lá. Em Porto Seguro, matamos a saudade.

Fui me aventurar e não aguentei comer a metade disso.
Você escolhe dois sabores de sorvetes - um picolé e o outro de massa, cobertura de chocolate, pedaços de bis e morangos.

Açaí turbinado.

Marco de Posse do Descobrimento

Igreja Nossa Senhora da Pena - próximo ao Marco de Posse

Da Cidade Histórica obtemos esta vista

Cidade Histórica

Igreja de São Benedito.
Segundo o monitor, ela é considerada a terceira igreja mais antiga do Brasil.

As fotos abaixo ficam no Memorial da Epopeia do Descobrimento:

Pagamos R$30,00 por pessoa. Uma monitora apresenta a história do Descobrimento por volta de 20 minutos combinando quadros e pinturas. Eu gravei a apresentação toda para ouvir sobre ela novamente. Garanto que vale a pena se você gosta um pouco de história. Eu gostei e recomendo. Além da história de Cabral também a monitora comentou sobre as tribos indígenas e sua cultura antes e depois da chegada de Cabral.

Não posso ver borboleta mesmo que não seja verdadeira, eu já fico animada.

NAU

Estrutura da OCA

Nós tínhamos planejado em visitar as principais prais de Trancoso e no final da tarde passear e jantar no Quadrado, mas o tempo não ajudou. Fomos para Trancoso durante o dia e tiramos algumas fotos do Quadrado, da igreja e da praia que conseguimos avistar do mirante atrás da igreja. Como no Quadrado a maioria dos restaurantes abrem após as 17 horas, não vimos nada funcionando durante a nossa visita.
Achei a estrada de Arraial até Trancoso um pouco perigosa. Até fiquei aliviada por não ter que dirigir a noite por lá.
Apesar do tempo e da tranquilidade, achei o Quadrado bem charmosinho. Há uma harmonia entre a natureza e as construções humanas do espaço.

Alugamos o carro na Locadora Foco pelo site www.arguscarhire.com
Não vou dizer onde ficamos hospedados, pois não recomendamos. Sorry!

Concluo este post certa de que planejarei minha volta a Arraial no verão com a previsão de uma semana toda ensolarada e quando a maré estiver baixa, assim terei certeza de que aproveitarei as maiores belezas da Costa do Descobrimento.