"A felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. A felicidade é a própria estrada".
Voos nacionais
Bagagem despachada
Nas aeronaves com mais de 31 assentos, cada passageiro (adulto ou
criança) tem direito a 23 Kg de bagagem (franquia de bagagem). Pode-se
despachar mais de um volume, desde que o peso total não exceda esse limite.
Caso o peso ultrapasse a franquia, o transporte de sua bagagem ficará
sujeito à aprovação da empresa e a cobrança por excesso de peso. Artigos
esportivos em geral (prancha de surfe, bicicleta, etc), instrumentos musicais e outros tipos de bagagem especial deverão
ser incluídos na franquia, da mesma forma que uma bagagem comum. Para mais
informações, consulte a empresa aérea.
DICAS
IMPORTANTES
Identifique a bagagem para facilitar
sua visualização na sala de desembarque.
Não transporte bagagem que não seja de
sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça.
Evite despachar bagagens que contenham
objetos de valor, tais como: joias, dinheiro e eletroeletrônicos (celulares, notebooks,
filmadoras, etc). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem
de mão.
Bagagem de mão
Deve ser acomodada em compartimento
próprio da cabine ou abaixo do assento, não gera custos adicionais, e deve atender
aos seguintes requisitos:
• O peso total não exceda 5 kg e a
soma das dimensões da bagagem (comprimento + largura + altura) não ultrapasse 115 cm;
• Os objetos estejam devidamente
acondicionados, sem perturbar o conforto e a tranquilidade, nem colocar em
risco a integridade física das pessoas a bordo.
DICAS
IMPORTANTES
A bagagem de mão não poderá conter
objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes, etc).
Tais itens só podem ser transportados na bagagem despachada. A empresa deverá,
no momento da compra da passagem, avisar o passageiro se o seu voo nacional será
feito em área destinada a embarque internacional. Caso isso aconteça, você
estará sujeito a restrições de transporte de líquidos em bagagem de mão (as
mesmas exigidas para passageiros de voos internacionais).
Declaração de valores
da bagagem despachada
É possível declarar à empresa aérea os
valores de objetos contidos na bagagem despachada, ainda no check-in. Nesse
caso, é permitido à empresa verificar o conteúdo dos volumes, bem como cobrar
um adicional sobre o valor declarado.
Transporte de animais
O transporte de animais vivos pode ser
feito em aeronaves de transporte de passageiros, em compartimento destinado a
carga e bagagem. Como o peso do animal não poderá ser incluído na franquia de
bagagem do passageiro, será cobrado um valor adicional. O transporte de animais
domésticos (cães e gatos) na cabine de passageiros fica a critério da empresa.
Caso seja aceito, o transporte deverá ser feito com segurança, em compartimento
apropriado, sem causar desconforto aos passageiros. Consulte a empresa aérea
com antecedência. É preciso apresentar atestado de sanidade do animal,
fornecido
pela Secretaria de Agricultura
Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário.
Voos
internacionais
Bagagem despachada
A regulamentação brasileira aplica-se
aos voos que saem do Brasil. Para os voos que saem de outros países, aplicam-se
as normas do local de origem da viagem.
Dependendo do país de destino, a
franquia de bagagem pode ser de dois tipos: peça ou peso.
Na franquia por peça, cada passageiro
terá direito a transportar duas bagagens, de até 32 kg cada. Para
saber as dimensões permitidas para o
transporte de sua bagagem e, também, sobre bagagens de crianças de colo,
consulte a empresa aérea.
Na franquia por peso, cada passageiro
terá direito a transportar bagagens que não excedam, no total:
• 40 kg na primeira classe.
• 30 kg em classe intermediária.
• 20 kg em classe econômica.
• 10 kg para crianças de colo, que não
estejam ocupando assento.
Para mais informações sobre bagagens
de crianças de colo consulte a empresa aérea.
DICAS IMPORTANTES
Para realizar uma viagem
internacional, caso o passageiro precise se deslocar antes até outra cidade no Brasil (trecho nacional), deverá
observar o seguinte:
• Quando as passagens aéreas, tanto
para o voo nacional quanto para o voo internacional forem conjugadas, ou seja, quando houver
apenas um contrato de transporte (mesmo se forem de empresas diferentes), o passageiro
terá direito à franquia de bagagem do destino internacional;
• Quando as passagens não forem
conjugadas, ou seja, quando houver contratos de transporte distintos, o passageiro terá direito à franquia
de bagagem nacional no trecho nacional e à franquia de bagagem internacional no trecho
internacional.
No caso de transporte de animais em
viagem internacional, consulte a empresa aérea.
Bagagem de mão
Consulte a empresa aérea sobre o
sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos:
peça ou peso.
No sistema por peça, a bagagem de mão
deve ser acomodada no compartimento de bagagem na cabine de passageiros ou sob
a poltrona, e a soma de suas dimensões não pode exceder 115 cm.
No sistema por peso, a bagagem de mão
deve ser acomodada no compartimento de bagagem na cabine de passageiros ou sob
a poltrona, com peso e dimensões apropriados, conforme definição da empresa
aérea.
Restrições para o
transporte de líquidos
Em voos internacionais, existem
restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão:
• Todos os líquidos, inclusive gel,
pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com
capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente,
vedada, com capacidade máxima de 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20
cm;
• Líquidos em frascos acima de 100 ml
não podem ser transportados, mesmo se o frasco estiver parcialmente cheio;
• Os frascos devem ser adequadamente
acondicionados (com folga) dentro da embalagem plástica transparente, completamente
vedada;
• A embalagem plástica deve ser
apresentada na inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por
passageiro. Essas restrições se aplicam também ao passageiro que, apesar de
realizar um voo nacional, tenha seu embarque realizado em área destinada a
embarque internacional.
Lembre-se: em caso de conexão em
outros países, a empresa aérea deverá informar o
passageiro sobre a possibilidade de retenção ou não da
embalagem.
DICAS IMPORTANTES
Os líquidos adquiridos em free
shops ou a bordo de aeronaves podem exceder os limites estipulados, desde
que dispostos em embalagens plásticas seladas e com o recibo de compra à mostra
(cuja data deve ser a mesma do início do voo), para passageiros que embarcam ou
em conexão.
Medicamentos (com prescrição médica),
alimentação de bebês e líquidos de dietas especiais poderão ser transportados
na quantidade necessária à utilização no período total de voo (incluídas
eventuais escalas) e deverão ser apresentados no momento da inspeção de
segurança.
Problemas
com bagagens
Extravio de bagagem
Caso sua bagagem seja extraviada,
procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até
15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela
empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito.
Para fazer sua reclamação, é
necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem.
Caso seja localizada pela empresa
aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo
passageiro.
A bagagem poderá permanecer na
condição de extraviada por, no máximo, 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos
internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa
deverá indenizar o passageiro.
Bagagem danificada
Procure a empresa aérea para relatar o
fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de
desembarque.
Esse comunicado por escrito poderá ser
registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque.
Furto de bagagem
Procure a empresa aérea e comunique o
fato, por escrito.
A empresa é responsável pela bagagem
desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro.
Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para
averiguar o fato.
FALE COM A
ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)
Internet: www.anac.gov.br/faleanac
Central de atendimento: 0800 725 4445
(atendimento 24 horas por dia, todos
os dias da semana)
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