segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

"Existe um mundo inteiro lá fora".


                                                       
       

 CUSTOMS AND IMMIGRATION: ALFÂNDEGA E IMIGRAÇÃO

Antes de ser permitido a entrar no país, você deve passar primeiro pela imigração e alfândega. Aqui eles vão checar se você está trazendo algo ilegal dentro do país ou muito dinheiro. Caso não tenha nada proibido em mãos, responda "no" para a pergunta: "Do you have anything to declare?"


1. May I see your passport and ticket, please? (Posso ver o seu passaporte e passagem, por favor?
Como se diz: “mei ai si iór pásport énd tikit, pliz?” 

Resposta: Yes, here we go. (Sim, aqui está/estão)
Como se diz: “iés, rir ui gou”. 

2. What’s your final destination? (Qual é o seu destino final?)
Como se diz: “uats iór fainou déstineishãn?” 

Resposta: Miami; New York; Toronto.
> Diga o nome do destino diretamente.

3. How long will you be staying in the U.S.A.? (Quanto tempo você ficará nos Estados Unidos?)
Como se diz: “rao long uliu bi steín in di iu.és.ei?” 

Resposta: I’m staying for...
Day(s) – dia(s)
Como se diz: “dei/deis”;
Week(s) – semana(s)
Como se diz: “uik/uiks”;
Month(s) – mês (meses)
Como se diz: mãnth/mãnts 

I’m staying for 10 days. (Ficarei por dez dias)
Como se diz: “aim steín for ten deis” 

I’m staying for 20 days. (Ficarei por vinte dias)
Como se diz: “aim steín for tuení deis”

I’m staying for two weeks. (Ficarei por duas semanas)
Como se diz: “aim steín fór tu uiks” 

I’m staying for six months. (Ficarei por seis meses)
Como se diz: “aim steín fór six mãnts” 

4. What’s the purpose of your visit? (Qual o propósito da sua visita?)
Como se diz: “uats dã pãrpes av iór visit?” 

Resposta: For tourism (A turismo)
Como se diz: “for turizm”

I’m here on vacation (Estou de férias)  
Como se diz: “aim rir on veikeishãn” 

5.  Where will you be staying? (Onde você vai ficar?)
Como se diz: "uér uliu bi steín?"

Resposta:
I’m staying at Holiday Inn Hotel (Ficarei no hotel Holiday Inn)
Como se diz: “am steín ét rólidei in ROUtél” 

I’m staying at my friend’s house (Ficarei na casa de meu amigo(a))
Como se diz: “am steín ét mai frends raus” 

6.  How much cash are your carrying with you? (Quanto dinheiro você está levando?)
Como se diz: “rao mãch késh ar iu kéwrin uith iu?”

How much currency are you carrying with you? (Quanto dinheiro você está levando?)
Como se diz: “rao mãch kãwrencí ar iu kéwrin uith iu?”


Resposta:
Five hundred dollars (500 dólares)
Como se diz: “faiv rãndred dólars”

One thousand dollars (1000 dólares)
Como se diz: “uãn thauzãnd dólars” 

Two thousand dollars (2000 dólares)
Como se diz: “tu thauzãnd dólars” 

7. Who packed your bags? (Quem fez a sua mala?)
Como se diz: ‘ru pékt iór bégs”
Resposta: I did. (Eu fiz)
Como se diz: "ai did" 

8. Did you leave your bag alone at anytime? (Você deixou a sua mala sozinha em algum momento?
Como se diz: “did iu liiv iór bég alon ét enitaim?” 

9. Did anyone give you a gift? (Alguém te deu algum presente?”)
Como se diz: "did eniuãn guiv iu a guift?"

Resposta: No

10. Is it your first time in the U.S.A.? (É a sua primeira vez nos EUA?)
Como se diz: “izít iór fãrst taim in di ui.és.ei?” 

Se você estiver indo para França, a alfândega pode te perguntar:
Is it your first time in France? (É a sua primeira vez na França?)
Como se diz: “ izít iór fãrst taim in Frens?”  

Resposta:
Yes, it is. (Sim, é a primeira vez)
Como se diz: iés, iriz. 

No. I have been here before. (Não, já estive aqui anteriormente)
Como se diz: “nou. ai rév bin rir bifór” 

11. Are you travelling alone? (Você está viajando sozinho?)
 Como se diz: “ar iu trévlin alon?” 

Resposta:
Yes, I am. (Sim, eu estou)
Como se diz: “iés, ai em” 

No, I am travelling with... (Não, eu estou viajando com…)
Como se diz: “nou, ai em trévlin uith... 

My family – “mai fêmili” (Minha família)
My boyfriend – “mai bóifrend” (Meu namorado)
My girlfriend – “mai goufrend” (Minha namorada)
My fiancé – “mai fiãnsei”(Meu noivo)
My fianceé – “mai fiãnsei (Minha noiva)
My brother – “mai bródãr”( Meu irmão)
My sister – “mai sistãr” (Minha irmã)
My son – “mai sãn”(Meu filho)
My daughter – “mai dórãr” (Minha filha)
My wife – “mai uaif”(Minha esposa)
My husband – “mai rãsbãnd” (Meu marido)
My uncle – “mai ãnkou” (Meu tio)
My aunt – “mai ãnt”- (Minha tia)
My parents – “mai péwrents” (Meus pais)
My mother – “mai madãr” (Minha mãe)
My father – “mai fadar”(Meu pai)
My friends – “mai frends” (Meus amigos) 

12. Do you have anything to declare? (Você tem algo a declarar?)
Como se diz: “Du iu rév enithin tu deklér?” 

Resposta: No, I don’t. (Não, eu não tenho) 

Após responder todas as perguntas, eles vão te agradecer e te desejar uma boa estadia:

Thank you. Have a nice stay!
Como se diz: “thenkiu. Rév a nais stei”


0 comentários :

Postar um comentário