"Não acredite no que os outros dizem. Vá ver!"
PACOTES
Como é? São combos normalmente com passagem de avião, hospedagem e outros serviços, como city tour, traslados ou aluguel de carro.
Vantagens: Nos destinos em que as operadoras têm voos fretados e bloqueio de quartos em hotéis, os preços podem ser bem atraentes. Dá para parcelar.
Desvantagens: A seleção de hotéis é limitada.
Pode ser uma boa: Em destinos como Buenos Aires, Orlando, Cancun, capitais do Nordeste e resorts, onde as operadoras conseguem preços melhores.
Não vale a pena: Para os demais destinos, você paga preços de mercado, que podem ser piores do que se você comprasse por conta própria.
EXCURSÕES
Como é? Viagens compradas com o itinerário fixo, com todos os deslocamentos, hotéis, passeios, guias e até algumas refeições. Viaja-se com um grupo.
Vantagens: Não é preciso fazer nenhum planejamento mesmo em roteiros complexos. Permite parcelamentos e dá assistência total ao passageiro.
Desvantagens: Os roteiros normalmente tentam entupir os dias com o maior números de destinos possíveis. Sobra muito pouco tempo livre.
Pode ser uma boa: Em destinos onde pode ser mais difícil se programar sozinho: Índia, Egito, Rússia, Antártica; ou viagens temáticas de fotografia, ecoturismo, etc.
Não vale a pena: Se você quer ter seu próprio tempo e prefere uma programação flexível. Normalmente não há possibilidade de alterações no itinerário.
POR CONTA PRÓPRIA
Como é? Você programa toda a viagem, faz todas as reservas e monta o itinerário, sozinho ou com a ajuda pontual de uma agente de viagens.
Vantagens: Há mais opções, e ofertas podem surgir. Além disso, faz com que você aprenda sobre o destino, tornando a experiência mais enriquecedora.
Desvantagens: Dá trabalho e requer bastante tempo de pesquisa. Se algo der errado, você não tem a quem recorrer.
Pode ser uma boa: Para ter uma programação flexível, sem rotina engessada, e fazer uma viagem que pode ficar mais econômica.
Não vale a pena: Para os já citados destinos "difíceis" e viagens de ecoturismo, excursões podem facilitar a vida.
Entendo que tem que se ver o Custo-Benefício. Como a Tati bem frisou, tem locais que vale a pena e tem lugares que não vale a pena viajar por conta própria ou por excursão. Analise, planeje, coloque no papel e veja qual é o mais vantajoso. Óbviamente, para nós "turistas com poucas posses", o fator R$ será muito importante!!!!!!
ResponderExcluirOBS.: Quero aproveitar a oportunidade para elogiar e agradecer a essa menina que, com muito desprendimento, interesse, esmero, dedicação, carinho etc., etc., nos brinda com esses posts sensacionais. Deus a proteja e a abençoe sempre.
Hello there! Obrigada por deixar seu lindo feedback. Espero que você e sua esposa conheçam os lugares mais encantadores desse mundo. Fiquem com Deus! 🙏
Excluir