segunda-feira, 6 de julho de 2015




"As pessoas seriam melhores se parassem de buscar TER um mundo de coisas, para buscar VER todas as coisas do mundo".



Serra do Guararu





O Guarujá foi urbanizado há muito tempo. Seu crescimento se deu de forma desordenada, então é bem comum ver praias lotadas, cheias de prédios, quiosques, vendedores ambulantes e lixo espalhado. Muito da Mata Atlântica original foi desmatada, dando lugar a casas de veraneio, restaurantes, hotéis, baladas... Mas, surpreendentemente, uma grande área está preservada até hoje - Na Serra do Guararu a mata continua densa e original. Tanto é que abriga tucanos, pica-paus, pacas, preás, bichos-preguiça e tatus. A população local fala até de jaguatiricas, onças-pardas, veados e tamanduás-mirim. Tudo isso por causa de uma lei municipal de 1983 que decretou a preservação das praias da Serra do Guararu. Só recentemente, em 2012, que toda a área de montanhas também foi incluída numa APA (Área de Proteção Ambiental) de iniciativa municipal.

As praias de mais fácil acesso são Iporanga e São Pedro. As duas formam um condomínio de casas de luxo que ocupam totalmente a orla, mas no morro são esparsas. A associação do condomínio é responsável pela preservação, com manejo sustentável. Para isso, fizeram um esquema de coleta seletiva do lixo, uma estação de tratamento de esgoto, uma estação de tratamento de água potável e constante reflorestamento de espécies nativas.

Além disso a visita ao codomínio é limitada. Por dia, apenas 70 carros podem entrar na Praia de São Pedro e 38 na Praia de Iporanga. E nenhum estabelecimento comercial é permitido, nem mesmo ambulante.

Praia de Iporanga






























Praia de São Pedro


Depois de passar por um corredor recheado de árvores da Mata Atlântica, o turista chega a Praia de São Pedro. Ao alto, antes de colocar o pé nas pedras e ter acesso a areia, já é possível admirar toda a extensão da praia, que também possui casas com vista para o mar.

A praia de São Pedro é muito procurada por turistas de outras cidades, mas também atrai dezenas de surfistas da região, principalmente no período da manhã, onde é possível encontrar muitas ondas.







Praias da Serra do Guararu.




0 comentários :

Postar um comentário