sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Morro de São Paulo - BA

Nosso voo saiu de Guarulhos às 6 horas da manhã. Fomos pela primeira vez com a cia aérea Avianca e gostamos muito da experiência.

Chegamos em Salvador às 7h20, pois no estado da Bahia não há horário de verão.
Como dependíamos da Agência de Turismo CVC, tivemos que esperar por 3 horas no aeroporto até a van chegar para nos levar ao Terminal Turístico Náutico da cidade. Por isso que muitas vezes é melhor seguir o seu rumo por conta própria.

O Terminal fica praticamente em frente ao Mercado Modelo e Elevador Lacerda:

Primeiro barco saindo de Salvador

Pegamos um barco grande até a cidade de Itaparica. O percurso demora em torno de 40 a 50 minutos.
De Itaparica pegamos uma van e fomos para a cidade de Valência. A viagem levou 1 hora e 30 minutos. De Valência pegamos um outro barco que era menor, mas pelo menos, era rápido. Este percurso levou entre 15 a 20 minutos.

Para quem sofre de labirintite, eu aconselho seguir esses trechos ao invés de seguir direto de Salvador até Morro de São Paulo em alto mar. Os barcos não balançaram pois estavam cercados por uma baía, portanto, foi uma viagem bem tranquila.

Dentro do barco rápido. Chegando a Vila.

Próximo a Vila Morro de São Paulo.

Ao chegar na Vila de Morro de São Paulo que fica na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, a primeira coisa que vai notar é um aglomerado de jovens oferecendo levar as suas malas na carriola, o "uber" deles. Eu realmente aconselho você aceitar esta oferta, principalmente se você tem uma mala pesada. O caminho é totalmente íngreme, subidas e descidas complicadas para você percorrer por elas, pior ainda ter que lidar com a sua bagagem.

Eles não têm preço fixo, então, você pode negociar um preço que ache justo para ambos os lados.

Ao seguir para o seu hotel ou pousada, você passará pela igreja e, logicamente, pela vila.
É um espaço com um comércio intenso, cheio de restaurantes, ambulantes, lojas de moda, mercados, padarias, agências de turismo, pousadas, hotéis, bancos, salões de beleza, etc.

Confira mais detalhe neste site:
Comércio e Serviços de Morro de São Paulo

O Morro de São Paulo foi me conquistando aos poucos. Assim que cheguei tive a impressão que estava em Porto de Galinhas por conta do mar da Segunda Praia, onde ficam a maioria dos turistas. Depois pensei que o lugar era uma junção da Vila de Jericoacoara com Porto de Galinhas. Não me surpreendi com a beleza do local, mas no segundo dia já comecei encarar tudo com outros olhos, andamos até a Terceira Praia que tem um mar mais limpo e transparente e água quentinha para relaxar enquanto a maré está baixa de manhã.

A Primeira, Segunda e Terceira Praias da Vila são diferentes uma da outra.

As pessoas descem pela tirolesa na Primeira Praia, curtem o dia todo na Segunda e caminham pela manhã para a Terceira. Haviam algumas pousadas na Terceira praia também, provavelmente esses turistas ficavam por lá mesmo e curtindo a piscina da própria pousada.

Fomos até o início da Quarta praia. Achamos deserta demais e o mar muito afastado. Mas você consegue ter uma ideia do trecho que precisa percorrer se quiser passar por ela.

Igreja Nossa Senhora da Luz

Ela fica bem na entrada da Vila.

Não perco a oportunidade de agradecer ao meu Senhor.

Cocadas de vários sabores

A nossa ceia de Natal foi no restaurante O Casarão. Eu recomendo.

O restaurante serve pratos variados, dentre massas, a culinária regional e a sua especialidade; o sushi. O Casarão possui um ambiente agradável e uma vista interessante para a Vila de Morro de São Paulo.

Se você procura comer barato em Morro, não saberia te dizer que lugar deveria procurar, mas tenho certeza que há opções.

Frango ao molho de maracujá com purê de batata. Paguei menos de R$ 50.00.

Área próxima ao restaurante O Casarão

Café com Artes - Café e Restaurante - em frente a árvore.

O Café com Artes é um charmoso local para quem quer tomar um café-da-manhã diferente ou fazer um lanchinho no meio da tarde. A decoração é bem peculiar e o gosto musical de seus donos também. Quem não quiser fazer só um lanche pode almoçar ou jantar, já que o lugar serve pratos com mais "sustância". Experimente um café, chocolate quente ou um de seus vários tipos de bolos.

Bolo de Chocolate com calda de chocolate quente

A subida e a descida da Vila são penosas.

PRIMEIRA PRAIA

Em Morro de São Paulo apenas quatro praias costumam ser "exploradas" pelos turistas. Todas têm águas transparentes e piscinas naturais. As semelhanças, entretanto, terminam por aí. Chamadas pela ordem numérica, guardam características únicas. A Primeira Praia, por exemplo, é a dos surfistas, que lá encontram boas ondas e barracas de nativos.
Também é onde os turistas descem pela tirolesa. É a única praia do Morro que tem ondas.

SEGUNDA PRAIA

Já a Segunda reúne agito, pousadas transadas e quiosques animados. O mar parece muito com as piscinas naturais de Porto de Galinhas, mas em Porto de Galinhas a água é mais transparente, talvez porque a Segunda Praia é a mais frequentada de todas.
·        Lá alguns vendedores providenciam rações para os peixes enquanto você faz o snorkeling.

Adorei esta foto

Ilha da Saudade na Segunda Praia

Isca de Peixe é um petisco comum oferecido na praia.

Santa Vila Restaurante

Localizado na Segunda Praia, um ótimo lugar para uma refeição. Comemos do lado de fora, perto do bar.  Fomos super bem atendidos. A comida veio rápido e bem feita. Super saborosa. Escolhemos peixe ao molho de camarão com purê de batata.

Peixe ao molho de camarão com purê de batata.

A vida noturna da Vila é bem agitada, bares e restaurantes com shows ao vivo, músicas variadas (não é só axé) e um pessoal bem animado que vem prestigiar o Morro de todo o canto do mundo, principalmente argentinos...rsrs

Para saber mais sobre a vida noturna de Morro clique aqui.

Essas barracas de frutas me chamavam a atenção pelas cores e lindas produções da natureza, mas eram barracas de caipifrutas para fazer um esquenta entre a galera.

TERCEIRA PRAIA

Com 800 metros de extensão a Terceira Praia de Morro de São Paulo pode ser considerada uma praia calma e tranquila.
Sua área de areia é bastante estreita desaparecendo quando a maré está alta, mas existe um caminho mais alto para que possamos fazer o trajeto sem que tenhamos que passar pelas águas do mar.
É nesta praia que os turistas embarcam para o passeio Volta a Ilha que rodeia a ilha de Tinharé fazendo visitas em vários pontos em outras ilhas do arquipélago.
Durante a manhã, a altura da água vai até o joelho. É uma área perfeita para crianças brincarem e para os adultos relaxarem.

O nosso restaurante preferido da Vila se encontra na Terceira Praia. É o restaurante Minha Louca Paixão. O ambiente é artisticamente decorado, oferecem um atendimento profissional, um preço convidativo, tem música ao vivo à noite em um palco do restaurante e o principal - a comida é sensacional. Em alta temporada tudo pode acontecer, então, saiba que pela alta demanda o serviço pode ser um pouco mais demorado neste ou em qualquer outro restaurante.

A Árvore de Natal do restaurante.

Foi a praia que mais gostamos de ficar, pois ela é mais limpa, tem menos pessoas, a água é mais quente e rasa. Conseguimos relaxar mais.

QUARTA PRAIA

·     A Quarta Praia é enorme, tem 8 quilômetros de extensão e é praticamente deserta e indicada para quem quer se desconectar do mundo por completo.
A Quarta Praia fica a cerca de meia hora a pé do centro da vila e vai ficando cada vez mais deserta à medida em que se distancia das outras.
Andamos pouco nesta praia, pois a água estava bem distante e não conseguíamos ver muita coisa além de areia e os coqueirais.

Se quiser saber mais sobre ela e a sua infraestrutura clique aqui.

Em direção ao Farol, encontramos esse cenário perfeito.

Você vai caminhar um pouco mais até chegar ao Farol, mas não vai matar não...kkk principalmente se você teve que caminhar até a Pedra do Baú, em uma cidade próxima a Campos do Jordão. Esse trajeto foi mamão com açúcar.

E a vista linda da ilha paga todo o sacrifício.

Daqui sai a Tirolesa.

Ficamos hospedados no Hotel Morro da Saudade na Segunda Praia.
Se quiser, confira o site do hotel aqui: Hotel Morro da Saudade

O hotel não é pé na areia, mas também não fica longe da praia. Caminhamos por 5 minutos até chegar na orla.
O hotel é bem simples, mas muito limpinho. Se queríamos serviço de quarto, teríamos que deixar a chave do quarto na recepção.
O quarto é bem espaçoso, cama grande e confortável e o chuveiro uma belezinha - com muita pressão, como eu gosto.

O café-da-manhã também é simples, mas vai ser o suficiente para você esperar pelo almoço.

Senti a falta de yogurt, cereais e mais opções de bolo. Mas o necessário, como frutas, pães, ovos mexidos, frios, mandioca, salsicha, cuscuz de milho e pão delícia vão estar na mesa praticamente todos os dias.

Lembro que pedi pessoalmente um cobertor na recepção e o empregado me disse que levaria no quarto em uma determinada hora, mas não levou e nem deu satisfação.
No dia seguinte, o Mario foi até lá e a mesma pessoa disse que levaria ao quarto, mas o Mario não aceitou e aguardou ele ir buscar.
Parece que a desculpa era que não tinha ninguém para ficar na recepção enquanto ele estivesse ausente, mas ele deu um jeito e resolveu o nosso caso.

O Hotel também oferece passeios como qualquer agência. Não caia na conversa de agências de turismo no aeroporto que diz que em determinada época do ano tem muitas vendas de passeios e alguns turistas perdem a chance de fazer os mais conhecidos, que é o caso do passeio chamado "Volta à ilha". Há muitos barcos por lá para atender todo turista. Não fizemos este passeio, pois achamos muito caro, R$ 180,00 por pessoa e a comida não estava inclusa.
Mas fizemos o passeio para Garapuá e o guia nos deu um desconto de R$20,00 para o casal. Se procura por bons preços, fale diretamente com os guias da AVIPTUR que ficam na porta dos hotéis.

A última praia de Morro de São Paulo chama Praia do Encanto. Só chegamos lá através de uma camionete 4x4 que fazia parte do passeio para Garapuá. O trajeto é bem turbulento, mas vai ser uma aventura prazerosa. Ficamos por volta de 20 minutos nesta praia para fotos e em seguida partimos para a Praia de Garapuá onde fizemos o passeio de barco até as piscinas naturais do local. Este passeio de barco está incluso no pacote e o percurso leva até 10 minutos.

PRAIA DE GARAPUÁ

Em frente ao mar há pelo menos 7 restaurantes à sua escolha. Ficamos no Restaurante da Binha e quem nos atendeu com grande profissionalismo e simpática foi o Alisson, filho da cozinheira.
Pedimos uma porção de isca de peixe, arroz, feijão, farofa e vinagrete ao invés de pedir algum fruto do mar como prato principal. Gente!! Foi a melhor comida que já comemos à beira mar. O Mario e eu tivemos a mesma opinião. Conhecemos muitos lugares do Nordeste e nenhuma comida era tão saborosa como essa. O feijão dessa mulher era de outro mundo, um tempero único que até o Mario queria saber como ela fazia...rs O outro casal que pediu um prato diferente disse que ficaram impressionados com a comida de lá também.

Barco lotado para as piscinas naturais.

Os bares molhados.

Para quem ama snorkeling, vem pra cá.

Conclusão:

Obviamente que indico, pelo menos, uma vez visitar a Vila de Morro de São Paulo. Acho que você ficará mais impressionado (a) se ainda não esteve em Porto de Galinhas ou na Vila de Jeri.
Achei que o percurso até a ilha é cansativo e demorado, mas a volta é muito mais tranquila e rápida. Pelo menos foi para nós.
Em Morro de São Paulo há segurança, animação e uma bela natureza à sua espera.
Se quiser conhecer mais o arquipélago, separe mais dinheiro para os passeios.
E, por último, entendi que a ilha proporciona momentos únicos de descanso, lazer e badalação.