segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

"Suba a montanha não para fixar a sua bandeira, mas para abraçar o desafio, desfrutar do ar e usufruir da paisagem. Escale-a para que possa ver o mundo, não para que o mundo possa te ver".
 
 
Representando o mundo que já foi movido a vapor.
Foi dentro da oficina mecânica do pai que Omar e Benito Urbani se apaixonaram pelas máquinas a vapor. As primeiras réplicas foram construídas ali mesmo: todas apresentam funcionamento mecânico completo e retratam a importância e as aplicações dos aparelhos desde a revolução industrial. Há réplicas em tamanho original e raridades como o relógio a vapor, cujo original se localiza em Vancouver, no Canadá.

Algumas das Atrações
Inspirados pelas máquinas a vapor, a família Urbani, construirão réplicas perfeitas de locomotivas que chegam a pesar mais de 10 toneladas. Além das locomotivas, Omar e seu irmão Benito, fizeram outras réplicas:

Olaria – onde é fabricado cerca de 300 telhas e tijolos, que cabem na pontinha do dedo. Essa réplica é de 1910, Paris.

Pedreira – pedreiros utilizavam essa máquina de 1885, para a extirpação das rochas, e também utilizavam ferramentas forjadas manualmente para fazer esse trabalho.

Usina Termelétrica – com essa miniatura, você entenderá, o funcionamento da energia. O carvão queima dentro da caldeira, gerando o vapor que impulsiona a turbina que move o gerador, produzindo assim a energia.

Usina Hidrelétrica – foi instalada em Canela em 1956. Era responsável pela reprodução da barragem local, onde a água formava um lago que escoava por um grande tubo, chamado de conduto forçado, com uma forte inclinação. A energia produzida por hidrelétricas corresponde a mais de 70% da produção de energia do Brasil.
Fábrica de Papel – de 1939 é a menor fábrica do mundo. Alimentada com água e lenha, produz o papel. O processo da produção do papel inicia-se com a madeira que é moída com água, que da origem a uma pasta base para a fabricação do papel, em seguida a pasta passa para um tanque de massa, onde é adicionada água, corante e papel reciclado moído, depois é bombeada para uma tela que ira dar andamento no processo de produção do papel. O sistema de vácuo elimina 50% da água contida na folha, depois o papel é prensado entre 8 cilindros definindo a sua espessura, por último a secagem em 10 cilindros aquecidos a 120°C com o vapor gerado na caldeira.

Fábrica de Erva Mate – com seis pilões movimentado por uma roda d’água, serve para moer folhas e talos da erva-mate. Para aproveitar a força da roda d’água, um gerador é movido para gerar energia. Assim inicia a colheita e seleção das folhas, depois passa pelo processo de desidratação, deixando as folhas expostas a um braseiro, ou pela estufa, recebendo o calor do sol. Depois as folhas ficam no cocho (tronco de árvore cavado), onde pilões de forma ordenada vão moer as folhas que foram desidratadas até chegar ao ponto certo para fazer o chimarrão, bebida típica dos gaúchos.
Passeando entre as réplicas de miniaturas do mundo a vapor, outras máquinas estão expostas em cenários ricos em detalhes, serraria a vapor, trator a vapor, rolo compressor, ferraria, força animal, força humana, moinho de pedra, usina eólica.

Entre as atrações, estão expostas no Mundo a vapor, telefone de discar antigos, máquina de costura singer, com a base em madeira e pedal, relógio a vapor que anuncia as horas cheias, acessórios e pecas de roupas de época.
 
 
 
 
 
Esse trem é uma remontagem do trágico acidente ferroviário que ocorreu em 1895 na capital da França – Paris. Uma locomotiva em alta velocidade e desgovernada, cruzou a estação de Monte Parnaso, estação de comboios. A locomotiva cruzou a parede, e ficou preso a uma altura de 12 metros, sem tocar o chão.
 
 
 



PEDREIRA
Nessa réplica é possível ver um britador em movimento por uma máquina a vapor, demonstrando o processo de extração das rochas. Através de dinamite, talhadeiras e marretas, pedreiros extraiam manualmente. Hoje a pedra é extraída com uma perfuratriz, através de ar comprimido








SERRARIA
No início da colonização alemã em Canela, uma das grandes fontes econômicas eram as Serrarias, que exploraram o corte da araucária. No parque, a réplica reproduz todos os processos da serraria, com retirada de costaneiras, destroncadeiras e refilador, tudo movido a máquina a vapor!




Loja


Fora do parque, um passeio de trem por 2 minutos.

A visita fica muito mais interessante se for guiada.
 
Endereço: Av Dom Luiz Guanella, 1.201 - São José - Canela/RS

 

0 comentários :

Postar um comentário